O procurador-geral da Ucrânia informou que prepara a documentação para pedir à Rússia a extradição do ex-presidente Viktor Yanukovich. Informações de agências de notícias de que ele fará uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira numa cidade no sul da Rússia levam a crer que ele esteja no país.
Em documento, o escritório da promotoria diz que “o procurador-geral da Ucrânia pretende pedir a extradição do cidadão Viktor Yanukovich, que é procurado em nível internacional, se sua presença na Rússia for confirmada”, disse o escritório da promotoria.
A procuradoria diz também que Yanukovych é procurado por suspeita de assassinato em massa durante os violentos confrontos entre manifestantes e policiais em Kiev, na semana passada, que deixaram mais de 80 mortos.
Yanukovich fugiu da capital, Kiev, na sexta-feira da semana passada, depois de manifestantes contrários ao governo terem tomado o controle da capital e do Parlamento. Ele foi visto em público pela última vez no sábado, quando fez um anúncio pela televisão no qual afirmou que continuava a ser o presidente legítimo da Ucrânia e não reconheceu as medidas tomadas pelo novo governo. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.