Os manifestantes pró-Rússia que atuam no leste da Ucrânia tomaram o controle do prédio da prefeitura de Luhansk, um dos posto-chave da região insurgente. A ação aumenta ainda mais as tensões no Leste da Ucrânia, onde manifestantes dominam delegacias e prédios do governo em pelo menos dez cidades.

continua após a publicidade

O tumulto em frente ao prédio da prefeitura de Luhansk reuniu mil manifestantes. Cerca de 150 deles, portando tacos de beisebol e usando máscaras, saíram do meio da multidão e invadiram o prédio, sem resistência dos seguranças. A cidade, que tem 450 mil habitantes, está a apenas 25 quilômetros da fronteira com a Rússia.

Os manifestantes que tomaram o controle do prédio pedem, ao menos, um referendo sobre a concessão de maior autonomia para as regiões da Ucrânia. O Leste da Ucrânia, que tem uma grande população de russos étnicos, foi o centro do apoio ao presidente deposto Viktor Yanukovich, que fugiu para a Rússia em fevereiro. O governo interino que o substituiu em Kiev tem resistido a essas demandas até agora, temendo que poderia levar a uma fragmentação do território como a que aconteceu na Crimeia.

Hoje, o Parlamento da Ucrânia, em Kiev, discutiu a possibilidade da realização de um referendo para decidir se o país continua a ser um estado único ou se torna uma federação, que dá mais poderes para as regiões. No entanto, o plenário não chegou a um acordo. Fonte: Associated Press.

continua após a publicidade