mundo

Ucrânia leva Rússia a ONU por financiamento de rebeldes e ações na Crimeia

A vice-ministra de Relações Exteriores da Ucrânia acusou nesta segunda-feira a Rússia de financiar terrorismo ao enviar armas, munição e fundos para separatistas rebeldes no leste do país e discriminar não-russos na região anexada da Península da Crimeia.

As acusações chegaram na forma de uma reclamação de Kiev contra Moscou a Corte Internacional de Justiça, a mais alta instância jurídica das Nações Unidas.

“Este caso irá mandar uma mensagem sobre se a ordem legal internacional pode fazer frente a grandes países que desrespeitam os direitos humanos”, provocou a vice-ministra Olena Zerkal diante do painel de 16 juízes.

A corte localizada em Haia também julga o caso do avião malaio que foi derrubado por um míssil lançado da área controlada por rebeldes apoiados pela Rússia em julho de 2014, matando todos os passageiros. Moscou rejeita tal acusação.

A Ucrânia acusa a Rússia principalmente de financiar o terrorismo na região e de discriminar não-russos, um caso que deve se arrastar por anos. A decisão sobre medidas preliminares pedidas por Kiev, por outro lado, pode levar apenas semanas. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo