Ucrânia diz que capturou dois oficiais russos em área de rebeldes

O governo ucraniano afirmou neste domingo que capturou dois oficiais russos que estavam atuando em uma região controlada por rebeldes no país.

O porta-voz do exército ucraniano Andriy Lysenko disse que os dois russos foram feitos prisioneiros por um batalhão de voluntários na cidade de Shchastia, a uma distância pequena da linha de batalha. Ele não deu mais detalhes sobre a captura e afirmou que investigadores estavam interrogando os homens presos.

O Batalhão Aidar, de voluntários ucranianos, disse em sua página no Facebook que os dois oficiais estavam feridos e foram capturados durante um confronto na região mais cedo neste domingo.

Um confronto de mais de um ano entre separatistas apoiados pela Rússia e tropas ucranianas no leste do país já matou mais de 6,1 mil pessoas. A Rússia nega repetidamente que esteja dando apoio a separatistas, apesar de evidências apontando o contrário.

Shchastia fica a menos de 20 quilômetros ao norte de Luhansk, capital da região controlada por rebeldes, e é sede de uma importante estação de geração de energia. A cidade já mudou de controle diversas vezes durante o conflito.

Anton Herashchenko, membro do parlamento ucraniano, postou um vídeo no Facebook neste domingo em que supostamente mostra o interrogatório de um dos dois oficiais capturados.

No vídeo, um jovem aparece deitado na cama de um hospital e se apresenta como sargento Alexander Alexandrov, membro das forças especiais russas da cidade de Togliatti. Ele diz que ele atuava na região como parte de um grupo de 14 homens. O homem afirma ainda que estava baseado em Luhansk desde 6 de março e que ele e seus companheiros estavam entrando e saindo de Shchastia a cada quatro ou cinco dias. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo