Após 18 dias sem aparecer em público, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apareceu nesta terça-feira acompanhado do ex-líder cubano Fidel Castro, em vídeo transmitido pela TV estatal venezuelana.
Chávez está em recuperação em Havana desde 10 de junho, após ser submetido a uma cirurgia de emergência para remoção de um abscesso pélvico, segundo informou o governo.
No vídeo, Chávez – visivelmente mais magro e bem disposto – está conversando com Fidel, de pé, em um jardim. Em outro local, ele e Fidel aparecem sentados, conversando, acompanhados da filha mais velha do líder venezuelano.
Em algumas imagens, os políticos são vistos com a edição desta terça-feira do jornal cubano Granma nas mãos. “Essas imagens são de hoje [ontem]. O presidente está se recuperando bem, está ativo”, afirmou o ministro de Comunicação da Venezuela, Andres Izarra.
A divulgação do vídeo ocorre em meio a uma crescente onda de rumores sobre o estado de saúde de Chávez. Desde a operação, o único detalhe sobre a cirurgia foi dado dias depois, pelo próprio Chávez, de 56 anos, quando afirmou por telefone ao canal estatal de TV que se recuperava bem.
A oposição, imprensa local e alguns jornais internacionais, baseados em fontes anônimas, afirmam que Chávez poderia ter um câncer na próstata, razão pela qual continuaria sendo tratado em Havana.
Nesta terça-feira também, Chávez, em comunicado, felicitou o “irmão brasileiro”, José Graziano da Silva, por ser “o primeiro latino-americano da história a ser eleito o novo diretor-geral da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO)”. As informações são da Dow Jones.