mundo

Turquia impõe tarifas a determinados produtos importados dos Estados Unidos

A Turquia anunciou nesta quarta-feira, 15, uma elevação das tarifas de importação sobre alguns produtos americanos, agravando a disputa comercial com os Estados Unidos, que foi um dos gatilhos para a recente crise cambial no país. Na semana passada, Washington decidiu dobrar a tarifa de importação sobre o aço e o alumínio turcos.

Em uma decisão anunciada no Diário Oficial, Ancara disse que está impondo tarifas extras sobre itens como arroz, álcool, carvão e cosméticos. No Twitter, o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, afirmou que a medida foi imposta “em retaliação ao consciente ataque econômico dos Estados Unidos”.

Nas últimas semanas, a lira recuou a patamares mínimos ante o dólar, com desvalorização acumulada de cerca de 42% este ano.

A decisão de impor novas tarifas ocorreu um dia depois de o presidente Recep Tayyip Erdogan dizer que iria boicotar os produtos eletrônicos do Estados Unidos, destacando os celulares iPhone. Ele sugeriu que o país iria comprar celulares locais ou da Coreia, embora não tenha ficado claro como ele faria esse boicote.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo