A Turquia e o Irã estão promovendo ações militares coordenadas contra bases rebeldes curdas no norte do Iraque, confirmou nesta quinta-feira (05) o general Ilker Basbug, comandante das forças terrestres turcas. O general foi citado pela emissora de televisão CNN Turca dizendo que nenhuma ação coordenada aconteceu nos últimos dois meses, mas haverá mais cooperação caso seja necessário.
O general informou que os dois países estão compartilhando informações secretas e planejam promover novos ataques coordenados no futuro contra o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, por suas iniciais em curdo) e contra o Pejak, braço iraniano do PKK. "Nós não fizemos nada nos últimos um ou dois meses, mas podemos voltar a fazer", declarou. A reportagem da CNN Turca não menciona detalhes referentes a ataques e alvos.
"Estamos compartilhando informações com o Irã, estamos conversando, estamos coordenado", declarou o general turco durante uma conversa com jornalistas ao sair de uma reunião durante uma conferência sobre segurança em Istambul. "Quando eles iniciam uma operação, nós também o fazemos", prosseguiu o general. "Eles promovem uma operação pelo lado iraniano da fronteira e nós, pelo turco", explicou o comandante militar.