Um turista finlandês tentou levar uma recordação da Ilha de Páscoa. Como não encontrou nada melhor, arrancou um pedaço de uma orelha de um moai, sendo em seguida descoberto e detido.

continua após a publicidade

O finlandês Marko Kulju, de 26 anos, pode agora ser condenado e pagar uma multa de até US$ 1.900 (R$ 3.290) pela tentativa de ficar com a "lembrancinha".

Kulju foi surpreendido por uma moradora da ilha, na segunda-feira (24). Ele ainda escapou levando o pedaço da pedra vulcânica usada para a confecção dos moais, enormes estátuas fabricadas pelos habitantes da ilha séculos atrás.

Porém, a mulher denunciou o roubo. Kulju foi depois detido e reconhecido pelas tatuagens que tinha no corpo. O dano aos moais tem pena prevista por uma lei que protege monumentos nacionais chilenos.

continua após a publicidade

O moai danificado pelo turista finlandês está localizado junto a vários outros, na praia de Anakena, da ilha de 180 quilômetros quadrados, habitada por 3.800 pessoas, em sua maioria de etnia rapanui. A Ilha de Páscoa situa-se 3.700 quilômetros a oeste do território continental chileno.