Pelo menos duas pessoas morreram e seis estão desaparecidas durante a passagem do tufão Fung-wong em Taiwan. Nesta terça-feira (29), o fenômeno atingiu a China. O Fung-wong perdeu força no percurso entre Taiwan e a China pelo Estreito de Formosa e foi reclassificado ontem à noite de tufão para tempestade tropical.
Mais de 600 mil moradores do sudeste da China foram retirados pelas autoridades locais antes de a tempestade tropical atingir em cheio a região. O Fung-wong entrou na China pela cidade de Fuqing, na província de Fujiang, levando consigo fortes chuvas e ventos.
As autoridades de Fujian retiraram 274.300 pessoas e ordenaram o retorno de 52.300 barcos pesqueiros aos portos locais, informou o jornal Diário da China. Dezenas de vôos foram cancelados no aeroporto de Fuzhou. Na província vizinha de Zhejiang, mais 338.000 pessoas foram retiradas e 27.600 embarcações receberam ordem de aportar, informou por sua vez a agência de notícias Nova China.
Meteorologistas calculam que o Fung-wong seja a mais forte tempestade tropical formada este ano a atingir a China. A previsão é de que os ventos e as chuvas levados pela tempestade persistam amanhã.
Até o momento não há informações sobre vítimas do Fung-wong na China. Nas Filipinas, o Fung-wong deixou quatro mortos, cinco desaparecidos e dois feridos em meio a enchentes e deslizamentos de terra. As informações são da Dow Jones.