Um tubarão atacou e matou um jovem de 16 anos nesta terça-feira (8) na Austrália. A vítima, Peter Edmonds, estava com um amigo praticando bodyboarding quando foi surpreendido.
Foi a primeira morte causada por tubarões na Austrália em dois anos. Edmonds sofreu duas grandes mordidas, uma na perna e outra no tronco. Ele morreu por perda excessiva de sangue enquanto salva-vidas e paramédicos tentavam salvá-lo.
O acidente ocorreu na praia de Ballina, 650 quilômetros ao norte de Sidney, segundo o porta-voz dos salva-vidas Stephen Leahy. Edmonds e o amigo estavam a 50 metros da praia.
O amigo da vítima, Brock Mathew, estava deixando a água quando olhou para trás e viu Edmonds com "problemas". Ele nadou de volta para encontrar o amigo, pensando que este tentava pegar uma onda.
"Eu pensei que ele estava apenas brincando, então eu o examinei, o virei e vi sua perna", disse Mathew. Em seguida, o amigo levou Edmonds até a praia e chamou os salva-vidas para ressuscitá-lo. "Ele não fez nenhum barulho", recordou Mathew.
Não se sabia que tipo de tubarão atacou o garoto. Moradores afirmaram ter visto nos últimos dias tubarões cabeças-chatas na região.
Mathew pode receber uma medalha de bravura por ter voltado para resgatar o amigo, apesar de ter visto o tubarão ainda por perto. Há em média 15 ataques anuais de tubarão em águas australianas – um dos índices mais altos do mundo. A média de ataques fatais é de um por ano.