O candidato do partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, se disse “grandemente honrado” ao receber o apoio do ex-rival nas primárias, Ted Cruz. Os dois trocaram palavras duras na etapa anterior das eleições e, apesar do apoio oficializado, o tom das declarações refletiu as diferenças entre eles.

continua após a publicidade

Cruz soou resignado diante da perspectiva de votar pelo homem que ele havia chamado de “mentiroso patológico” e “completamente amoral” enquanto Trump pareceu apreciar o apoio público de um oponente que ele tinha apelidado de “Ted Mentiroso”.

continua após a publicidade

Ainda assim, o apoio de Cruz foi visto como um esforço para unir um partido Republicano dividido a menos de sete semanas para as eleições. “Depois de muitos meses de cautelosas considerações, de orações e de buscar minha própria consciência, eu decidi que vou votar pelo candidato Republicano Donald Trump”, escreveu Cruz no Facebook.

continua após a publicidade

Trump descreveu a declaração como um “apoio” muito embora ele tenha dito depois da convenção Republicana que não queria isso da parte de Cruz.

“Estou grandemente honrado pelo apoio do senador Cruz”, disse Trump. “Estamos lutando uma batalha e ele foi um oponente difícil e brilhante”, completou. “Eu espero poder trabalhar com ele por muitos anos”, acrescentou.

A declaração de Cruz ocorre num momento em que Trump e sua adversária democrata Hillary Clinton estão numa disputa apertada, ambos lutando para unir seus partidos na proximidade de seu primeiro debate, na segunda-feira.

Hillary tratou da mudança no posicionamento de Cruz com uma postagem nas redes sociais em que relembrava um tweet de Cruz no qual ele pedia que Trump publicasse suas informações tributárias. O senador do Texas divulgou nove anos de recibos de impostos enquanto Trump não publicou nenhum. Fonte: Associated Press.