O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, renovou o mandato da engenheira nuclear Kristine Svinicki à frente da Comissão Reguladora Nuclear (NRC, na sigla em inglês) por mais cinco anos. Ela faz parte do painel de cinco membros do comando da entidade desde 2008.

continua após a publicidade

Trump pretende investir US$ 120 milhões para reviver o depósito nuclear de Yucca Mountain, no Estado de Nevada, e a escolha por Svinicki, que já trabalhou como assessora do Partido Republicano e no Departamento de Energia, é vista por aliados como positiva para o projeto.

continua após a publicidade

O depósito de Yucca Mountain é bastante polêmico e enfrenta a oposição da maioria dos congressistas de Nevada. O ex-presidente Barack Obama já havia arquivado esses planos, mas agora a discussão foi levantada novamente.

continua após a publicidade

Além de Svinicki, Trump também nomeou dois republicanos para completar a comissão: Annie Caputo, assessora do Senado e ex-executiva da Exelon (companhia americana do setor de energia), e David Wright, ex-presidente da Comissão de Serviços Públicos da Carolina do Sul. As três escolhas do presidente ainda precisam ser confirmadas pelo Senado.

A NRC supervisiona a frota nacional de usinas nucleares comerciais, bem como o armazenamento e descarte de resíduos e outras questões relacionadas à energia nuclear. Fonte: Associated Press.