O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, renovou o mandato da engenheira nuclear Kristine Svinicki à frente da Comissão Reguladora Nuclear (NRC, na sigla em inglês) por mais cinco anos. Ela faz parte do painel de cinco membros do comando da entidade desde 2008.
Trump pretende investir US$ 120 milhões para reviver o depósito nuclear de Yucca Mountain, no Estado de Nevada, e a escolha por Svinicki, que já trabalhou como assessora do Partido Republicano e no Departamento de Energia, é vista por aliados como positiva para o projeto.
O depósito de Yucca Mountain é bastante polêmico e enfrenta a oposição da maioria dos congressistas de Nevada. O ex-presidente Barack Obama já havia arquivado esses planos, mas agora a discussão foi levantada novamente.
Além de Svinicki, Trump também nomeou dois republicanos para completar a comissão: Annie Caputo, assessora do Senado e ex-executiva da Exelon (companhia americana do setor de energia), e David Wright, ex-presidente da Comissão de Serviços Públicos da Carolina do Sul. As três escolhas do presidente ainda precisam ser confirmadas pelo Senado.
A NRC supervisiona a frota nacional de usinas nucleares comerciais, bem como o armazenamento e descarte de resíduos e outras questões relacionadas à energia nuclear. Fonte: Associated Press.