mundo

Trump enfatiza que valores do Ocidente irão prevalecer

Durante uma breve viagem à Europa para participar da cúpula de líderes do G-20, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfatizou, em um discurso à população polonesa, que os valores ocidentais irão prevalecer.

Em Varsóvia, sua primeira parada durante sua segunda viagem internacional desde que assumiu a Casa Branca, Trump comentou que “o Ocidente nunca irá quebrar. Nossos valores irão prevalecer. Nosso povo irá prosperar e nossa civilização irá triunfar”. A fala de Trump vem pouco antes de seu encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que ocorre nesta sexta-feira. Será a primeira reunião entre os dois desde que o republicano se tornou presidente.

A Casa Branca não divulgou sobre o que os dois pretendem conversar, ao dizer que Trump falará o que lhe vier à cabeça. No entanto, as relações entre os dois países têm enfrentado uma turbulência desde que agências de inteligência americanas afirmaram, ainda no ano passado, que Moscou havia interferido nas eleições presidenciais de 2016. Neste ano, os EUA ainda aumentaram as sanções contra o governo russo, ainda com base na crise no leste da Ucrânia. Já Moscou tem se posicionado ao lado de Pequim e contra Washington em relação às recentes ameaçadas de testes de mísseis feitas pela Coreia do Norte.

“Assim como a Polônia nunca poderá quebrar, eu declaro hoje, para todo o mundo ouvir, que o Ocidente também nunca irá quebrar”, disse. O presidente ainda apontou que os EUA irão honrar o Artigo 5º da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que garante o compromisso de defesa mútua entre os países membros. “Meu governo mostrou não apenas com palavras, mas com ações que defende fortemente o Artigo 5º da Otan”, disse. Por outro lado, ele voltou a criticar membros da aliança por não investirem dinheiro suficiente ou na velocidade ideal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo