O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o rei Salman Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita, conversaram nesta sexta-feira, enquanto o republicano retornava de Paris para os EUA. Segundo a Casa Branca, o rei Salman felicitou Trump pela vitória sobre o Estado islâmico em Mossul e os dois conversaram, ainda, sobre a situação diplomática no Golfo Pérsico.
“Os dois líderes discutiram os esforços diplomáticos recentes para resolver a disputa com o Catar e ressaltaram a importância de seguir os compromissos assumidos pela Cúpula de Riad”, disse a Casa Branca, em comunicado. Nesta semana, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, conversou com líderes turcos, kuwaitianos, catarianos e sauditas sobre o corte de relações diplomáticas com o Catar que Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Bahrein impuseram, alegando que o governo catariano financiava o terrorismo.
Durante a ligação, Trump enfatizou a necessidade de cortar “todo o financiamento ao terrorismo e desacreditar a ideologia extremista”, de acordo com a Casa Branca.