mundo

Trump e presidente da Turquia conversam sobre decisão de armar militares curdos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou nesta sexta-feira com sua contrapartida turca, Recep Tayyip Erdogan, sobre a decisão dos Estaos Unidos de fornecer armas às forças sírias curdas que lutam contra o grupo extremista Estado Islâmico.

De acordo com Mahir Unal, porta-voz do partido de Erdogan, os dois líderes conversaram por telefone. O presidente turco teria telefonado em seguida para Vladimir Putin, presidente da Rússia.

A Turquia classifica as Unidades de Proteção do Povo (YPG), uma das maiores unidades que compõe as Forças Democráticas Sírias, como terroristas com relações com insurgentes curdos em seu país. As forças curdas são umas das maiores na luta contra o EI na região.

Mais cedo, o principal enviado norte-americano na coalizão internacional que enfrenta o EI, se encontrou com o ministro de Relações Exteriores da Turquia e outros militares, afirmaram as forças em Ancara.

McGurk disse no Twitter que teve reuniões “com o intuito de derrotar o Estado Islâmico e assegurar que ele nunca mais retorne”. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo