O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a China pelo aumento das relações comerciais do país com a Coreia do Norte e sugeriu que os esforços para estreitar as relações com o governo chinês não foram válidos.

continua após a publicidade

Em mensagem postada em seu Twitter, Trump também sugeriu que pode interromper acordos comerciais com “países que não ajudam” os EUA.

continua após a publicidade

“Os Estados Unidos fizeram alguns dos piores acordos comerciais na história do mundo. Por que deveríamos seguir com esses acordos com países que não nos ajudam?”, escreveu, e logo seguiu: “O comércio entre a China e a Coreia do Norte cresceu quase 40% no primeiro trimestre. Parece que não valeu a China trabalhar conosco – mas tivemos de tentar!”, completou.

continua após a publicidade

Os comentários do presidente norte-americano ocorrem um dia após a Coreia do Norte ter realizado um teste de míssil balístico que chegou ao Mar do Japão. O líder do país, Kim Jong-un, disse que a ação foi um “pacote de presentes” no Dia da Independência dos EUA.

Como resposta à ofensiva norte-coreana, EUA e Coreia do Sul realizaram um teste conjunto de míssil balístico nesta madrugada no Mar do Leste. Segundo o Exército americano, esse teste afirma o “rígido compromisso” americano em defender a Coreia do norte das “ações ilegais” de Pyongyang.