O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou novos decretos neste sábado. Um deles reestrutura o Conselho de Segurança Nacional.
Segundo autoridades da Casa Branca, a medida é destinada a tornar a operação “mais adaptada às ameaças modernas”. A íntegra do decreto não foi divulgada imediatamente.
De acordo com a informação divulgada pela Casa Branca a jornalistas, a medida é destinada a tornar o órgão mais bem equipado contra ameaças digitais e cibernéticas e contra ataques terroristas.
Em outra medida, Trump proibiu oficiais da administração de praticarem lobby para governos estrangeiros. Uma proibição de cinco anos também foi aplicada a outras atividades de lobby.
Trump usou a medida para colocar em prática parte de sua promessa de campanha de “limpar o pântano” de Washington. Ele havia dito que aqueles que quisessem trabalhar para ele deveriam se concentrar no trabalho e não em exercer influência depois de terem passado pelo governo. Fontes: Dow Jones Newswires e Associated Press.