O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu nesta terça-feira que o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês) “estava em jogo” e ameaçou acabar com a ajuda a Honduras e a outros países da América Central, caso uma marcha de protesto de mil pessoas que pedem asilo e viajam através do México chegue à fronteira dos EUA.
“A grande Caravana de pessoas de Honduras, vinda agora pelo México e seguindo rumo à nossa ‘fronteira fraca’, é melhor que seja parada antes de chegar lá”, afirmou Trump no Twitter. Segundo ele, o Nafta está “em jogo” no episódio, bem como a ajuda a Honduras e outros países. “O Congresso precisa agir agora!”, afirmou.
Os EUA, o México e o Canadá renegociam há meses o Nafta. Já a “caravana de pessoas” é um evento anual que busca chamar a atenção para as dificuldades de dezenas de milhares de habitantes da América Central que, enfrentando a violência de gangues e distúrbios políticos em uma das áreas mais violentas do mundo, foge a cada ano para o México ou os EUA. Muitos são mandados de volta, extorquidos ou sequestrados no caminho.
Neste ano, porém, o protesto chamou a atenção de Trump, que ataca o México todos os dias desde o domingo por não parar os manifestantes ou os imigrantes de modo mais amplo. O presidente americano também tem criticado frequentemente seu Congresso por não aprovar lei para endurecer a questão imigratória.
O ministro das Relações Exteriores mexicano, Luis Videgaray, respondeu a um tuíte de Trump sobre o assunto no domingo, negando que seu país deixe de controlar a imigração. Fonte: Dow Jones Newswires.