Tropas israelenses avançaram para os subúrbios de Gaza pela primeira vez no início desta terça-feira (13), segundo o relato de moradores, horas depois de o primeiro-ministro Ehud Olmert alertar os milicianos islâmicos do Hamas que eles enfrentam um “punho de ferro”, a menos que concordem com os termos israelenses para encerrar a guerra na Faixa de Gaza. O Hamas, contudo, não mostrou sinais de hesitação e seu líder, Ismail Haniyeh, apareceu na tevê para dizer que os milicianos estão “mais perto da vitória”.

continua após a publicidade

Os sons da batalha puderam ser ouvidos de perto ao redor da cidade de Gaza, de 400 mil habitantes, na medida em que as forças israelenses, apoiadas por artilharia e por helicópteros de ataque, deslocavam-se para a periferia leste e sul da cidade, enquanto barcos atacavam a costa, a oeste.

Segundo os moradores, os tanques israelenses entraram em áreas públicas do subúrbio Tel Hawwa, acuando os milicianos. Dezenas de milhares de palestinos moram em prédios de apartamentos na parte sul da cidade. Um dos moradores, Khader Mussa, de 35 anos, disse por telefone à Associated Press que viu dois prédios de apartamentos em chamas. Ele estava abrigado no subsolo de seu prédio com outras 25 pessoas, incluindo sua esposa grávida e seus pais. “Os portões do inferno se abriram”, declarou. “Deus nos ajude.”

Testemunhas disseram que vários outros edifícios estavam em chamas, incluindo uma madeireira. Uma fumaça espessa cobria a área. Os militares israelenses confirmaram que estava sendo travada uma batalha no local, mas não deram detalhes. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

continua após a publicidade