Tropas do Quênia avançavam rumo a uma cidade estratégica mantida por rebeldes da Somália nesta terça-feira, enquanto aviões atacavam posições dos militantes Shebab, segundo fontes do Exército. “Nossas forças se concentrarão em operações na região de Afmadow hoje, elas começaram a se movimentar para lá no fim da segunda-feira”, disse um porta-voz do Exército queniano, major Emmannuel Chirchir.
As tropas do Quênia entraram pelo menos 120 quilômetros no território somali para chegar à região de Afmadow. Nairóbi decretou guerra à milícia Shebab e confirmou que havia enviado o Exército para além da fronteira no domingo. Houve sequestros recentes no território queniano atribuídos aos islamitas.
O grupo Shebab nega relação com os sequestros de estrangeiros e em campos de refugiados. A última vez que a Somália foi invadida por um vizinho foi no final de 2006, quando a Etiópia iniciou uma ocupação que durou dois anos e incentivou a formação da insurgência Shebab, inspirada na Al-Qaeda.
Os militantes ameaçaram revidar, mas o Quênia disse não temer retaliação, apesar de ter reforçado a segurança em algumas áreas, inclusive Nairóbi. Não está claro quanto as tropas pretendem ficar na Somália. As informações são da Dow Jones.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)