Tropas do Quênia avançam pela Somália

Tropas do Quênia avançavam rumo a uma cidade estratégica mantida por rebeldes da Somália nesta terça-feira, enquanto aviões atacavam posições dos militantes Shebab, segundo fontes do Exército. “Nossas forças se concentrarão em operações na região de Afmadow hoje, elas começaram a se movimentar para lá no fim da segunda-feira”, disse um porta-voz do Exército queniano, major Emmannuel Chirchir.

As tropas do Quênia entraram pelo menos 120 quilômetros no território somali para chegar à região de Afmadow. Nairóbi decretou guerra à milícia Shebab e confirmou que havia enviado o Exército para além da fronteira no domingo. Houve sequestros recentes no território queniano atribuídos aos islamitas.

O grupo Shebab nega relação com os sequestros de estrangeiros e em campos de refugiados. A última vez que a Somália foi invadida por um vizinho foi no final de 2006, quando a Etiópia iniciou uma ocupação que durou dois anos e incentivou a formação da insurgência Shebab, inspirada na Al-Qaeda.

Os militantes ameaçaram revidar, mas o Quênia disse não temer retaliação, apesar de ter reforçado a segurança em algumas áreas, inclusive Nairóbi. Não está claro quanto as tropas pretendem ficar na Somália. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo