Forças militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e do Afeganistão abriram fogo contra insurgentes do taleban em Marjah nesta segunda-feira, no terceiro dia de uma grande ofensiva para tomar a região dos extremistas. Com tiros vindos de diversas direções ao longo de todo o dia, as tropas da Otan e do Afeganistão conseguiram avançar apenas algumas centenas de metros enquanto enfrentavam pequenos grupos de atiradores talebans.

continua após a publicidade

“Ainda há uma grande porção de terra a ser conquistada”, disse o capitão Abraham Sipe, porta-voz da marinha. “Estamos nos movendo em ritmo muito ponderado”. A ofensiva na região de Marjah, uma importante posição tomada pelo taleban e base de tráfico de ópio, envolve cerca de 15 mil soldados dos EUA, Reino Unido e Afeganistão e é a maior operação conjunta desde a invasão dos EUA ao país, em 2001.

A missão sofreu um grande revés ontem, quando mísseis norte-americanos atingiram uma casa nas cercanias de Marjah, matando 12 civis, entre eles seis crianças. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade