Tribunal turco indicia 196 pessoas por conspiração

Um tribunal turco indiciou 196 pessoas hoje sob acusações de conspirar para derrubar o governo do país, atualmente ocupado por um partido de raízes islâmicas moderadas. Segundo a agência estatal de notícias Anatólia, o documento de indiciamento, de 968 páginas, foi aprovado em um tribunal de Istambul.

Essas pessoas são suspeitas de envolvimento em uma conspiração planejada em 2003. O objetivo da conspiração era promover uma série de ações violentas para criar o caos e abrir o caminho para um golpe militar.

Entre os suspeitos que foram indiciados estão 30 militares da reserva e da ativa. Muitos deles foram detidos em fevereiro – mas depois soltos – após um jornal de circulação nacional ter publicado cópias de documentos que vazaram dos tribunais e detalhavam os planos da conspiração. Não foi fixada uma data para o início do julgamento dos indiciados.

Centenas de pessoas, inclusive acadêmicos, jornalistas, políticos e soldados, estão atualmente em julgamento, acusados de participar de várias outras conspirações contra o governo da Turquia.