O Supremo Tribunal do Povo da Província de Shandong afirmou nesta segunda-feira que deverá conduzir uma audiência nesta semana para julga o recurso de apelação de Bo Xilai, famoso político da China condenado à prisão perpétua no mês passado.
Bo havia sido considerado culpado de peculato, corrupção e abuso de poder pelo Tribunal Intermediário do Povo de Jinan. O político nega as acusações contra ele.
O Supremo Tribunal do Povo da Província de Shandong disse em um comunicado em seu website que o recurso de apelação de Bo deve ser ouvido nesta sexta-feira pela manhã (horário local). Bo deve receber permissão para comparecer ao tribunal e acompanhar a sessão. O Tribunal descreveu a audiência como “aberta”, mas o acesso deverá ser limitado a alguns meios de comunicação oficiais e membros selecionados do público.
O tribunal pode confirmar a decisão do tribunal de Jinan, modificar a sentença ou pedir um novo julgamento. Acredita-se que a corte de Shandong manterá o veredicto, porque o destino de Bo foi visto por analistas políticos como predeterminado pela liderança do Partido Comunista, que controla o sistema judicial.
Bo, que já foi o chefe do partido na megacidade de Chongqing, havia ganhado notoriedade antes de sua queda em um dos escândalos políticos mais complicados da China em décadas. A questão foi desencadeada no ano passado quando um ex-chefe de polícia alegou que a mulher de Bo havia assassinado um empresário britânico.
A ambição de Bo e sua tendência por chamar atenção também rompia com a regra do consenso da China e se mostrava um desafio para o presidente Xi Jinping, que subiu para a posição de liderança no ano passado. Fonte: Associated Press.