O terremoto de 7,8 graus na escala Richter que atingiu nesta segunda-feira (12) a região central da China matou de 3 mil a 5 mil pessoas somente no condado de Beichuan, informou a mídia chinesa. A agência estatal de notícias Nova China estimou ainda a existência de aproximadamente 10 mil pessoas feridas nesse mesmo condado, situado na província de Sichuan.
O terremoto ocorreu às 14h28 locais e o epicentro localizou-se 92 quilômetros a noroeste de Chengdu, informou o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos em sua página na internet. O tremor fez prédios tremerem em locais tão distantes quanto Pequim e Xangai. O epicentro do tremor foi localizado a 10 quilômetros de profundidade.
A mídia estatal chinesa informou que quatro estudantes morreram em decorrência do terremoto. Funcionários do governo disseram que houve danos materiais. Um comunicado da prefeitura de Aba, na província de Sichuan, diz que alguns prédios sofreram rachaduras e alguns caíram. Estradas nas montanhas ficaram danificadas.
A região onde o terremoto aconteceu fica no lado leste do platô tibetano, onde há montanhas altas e a densidade populacional é pequena. Em Pequim, distante cerca de 1.500 quilômetros, prédios sacudiram por mais de dois minutos. Milhares de pessoas receberam ordens para deixar os prédios da capital. O tremor também foi sentido na capital de Taiwan, Taipé, e também em Hanói, no Vietnã.
