Trem Belgrado-Sarajevo volta a circular após 18 anos

Um trem de três vagões saiu da estação ferroviária de Belgrado, capital da Sérvia, hoje em direção a Sarajevo, marcando a primeira vez que a composição circula entre as duas cidades da ex-Iugoslávia em 18 anos. Separadas pela Guerra da Bósnia (1992 a 1995), Sarajevo hoje pertence à Bósnia-Herzegovina e Belgrado à Sérvia.

Branko Rogosic, advogado de 43 anos e morador de Belgrado, foi um dos 17 passageiros que embarcaram no trem. Apenas nove pretendiam desembarcar em Sarajevo. “É um acontecimento muito especial fazer essa conexão novamente”, afirmou.

Com suas janelas manchadas e os bancos surrados e velhos, o trem não se parece em nada com aquele que era chamado de Expresso Olímpico e saudado como o orgulho da nação comunista. Nos anos 1980, a linha Belgrado-Sarajevo era a mais moderna do país. O trem foi reformado em 1984 para os Jogos Olímpicos de Inverno em Sarajevo, quando recebeu tapetes vermelhos e comissárias de bordo. Seus passageiros se dividiam entre jovens, esquiadores e homens de negócios. “Era o melhor trem da Iugoslávia. Eu o adorava”, comentou a tradutora Slavica Nikolic, de 41 anos, também moradora de Belgrado.

Durante a Guerra da Bósnia líderes nacionalistas da Sérvia armaram e apoiaram o sangrento cerco a Sarajevo, que matou milhares de seus moradores. O conflito provocou mudanças dramáticas em ambas as cidades, que empobreceram e viram seus jovens fugir para outras cidades e mesmo países.

O comboio vai atravessar as duas fronteiras em mais de oito horas de viagem e é, em si, dividido por linhas étnicas: um dos vagões pertence ao transporte ferroviário bósnio-sérvio, outro à Sérvia e o terceiro foi fornecido pelas autoridades ferroviárias Sarajevo. O vagão sérvio será desconectado na Bósnia, antes de chegar a Sarajevo.

Autoridades ferroviárias disseram esperar que a linha atraia os jovens durante as próximas férias de inverno. O preço do bilhete, de 31 euros (US$ 45) para os cerca de 500 quilômetros de viagem entre Sérvia e Bósnia-Herzegovina é inferior ao custo de condução.