Trabalho é trabalho

É moda dizer que todos devemos amar nosso trabalho ou que devemos trabalhar apenas no que nos dê prazer, porque, afinal, fazer o que não gostamos nos torna depressivos. Será mesmo essa a questão?

Evidentemente, não é bom trabalhar num ambiente negativo, onde ocorra a depreciação do ser humano. Entretanto, convenhamos, há muita idealização, muita conversa mole. Trabalho é trabalho, como já se diz desde sempre. O trabalho não foi criado para dar prazer ao ser humano, e sim para atender duas necessidades básicas: a primeira, de ordem material, que é a produção de bens e serviços em troca de dinheiro para a sobrevivência; e a segunda, de natureza psíquica, que é a ocupação da mente, pois o trabalho mantém nossa mente presa no tempo presente, e não nas costumeiras divagações sobre o passado e o futuro.

Uma vez atendidas essas necessidades básicas, não devemos gastar nossa energia procurando o ?trabalho ideal? (buscar melhor remuneração é outra coisa), devemos, sim, direcionar essa mesma energia na realização do trabalho bem feito. Essa é a questão, pois nada traz mais benefícios à nossa auto-estima do que olhar para trás e concluir que fizemos um bom trabalho.

Djalma Filho é advogado – djalmafilho68@uol.com.br

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo