Um tornado que atingiu o oeste de Iowa matou quatro crianças na noite desta quarta-feira (11), informaram autoridades locais nesta quinta-feira (12). Elas estavam em um acampamento de escoteiros, onde mais 48 pessoas também ficaram feridas – as vítimas tinham pouca noção da proximidade do fenômeno.
Outros tornados atingiram o Kansas na quarta-feira, deixando pelo menos dois mortos e muita destruição na pequena cidade de Chapman. Houve também muitos prejuízos no campus da Universidade Estadual do Kansas.
Em Iowa, funcionários encarregados do resgate chegaram em meio à chuva e cortaram caminho pelos destroços para alcançar o campo, em que estavam 93 garotos com idades entre 13 e 18 anos. Havia também 25 funcionários que comandavam um acampamento dos escoteiros de uma semana. O campo fica 64 quilômetros ao norte de Omaha.
Três garotos de 13 anos e um de 14 morreram. Não foi informado o nome das vítimas. Quando a tempestade começou, os escoteiros estavam divididos em dois grupos – um conseguiu se abrigar, enquanto o outro, que fazia uma caminhada, foi apanhado pelo tornado. Pelo menos 42 dos feridos permaneciam hospitalizados na manhã desta quinta-feira.
O tornado começou às 18h35 locais da quarta-feira. Três horas antes, o Serviço Meteorológico Nacional divulgou um alerta de tornado para uma grande área no oeste de Iowa e no leste de Nebraska.