Tormentas nos Estados Unidos deixam pelo menos 8 mortos

As fortes chuvas na região do Meio-Oeste dos Estados Unidos já deixaram pelo menos oito pessoas mortas. Extensas áreas em Wisconsin, Iowa e Indiana foram declaradas zonas em estado de emergência, após devastadoras tormentas e enchentes. Nesta segunda-feira (09), a previsão era de mais chuva para a área.

O governador de Wisconsin, Jim Doyle, pediu ajuda emergencial para 29 condados e o presidente George W. Bush declarou área de desastre 29 condados de Indiana. O governador do Iowa, Chet Culver, disse que quase um terço dos 99 condados sob sua jurisdição necessitavam de ajuda federal.

As inundações devem causar mais problemas nesta segunda e no resto da semana na região. As chuvas provocaram precipitações de até 250 milímetros em rios já cheios. "As precipitações foram tão violentas, como um dilúvio, que as pessoas relataram que passaram para uma sensação de segurança para uma em que a água chegava na cintura em questão de 15 ou 20 minutos", afirmou o governador de Indiana, Mitch Daniels.

Grupos de soldados foram enviados domingo (08) à noite para auxiliar na retirada de 24 pessoas em Ontário, no condado rural de Vernon. Desse modo, ajudarão nos condados Racine e Juneau e em uma extensa faixa de 241 quilômetros, desde Milwaukee até o rio Mississippi. Ontem, as chuvas transformaram o rio Kickapoo em uma furiosa torrente de águas marrons. As autoridades advertiram que o rio poderia transbordar a qualquer momento.

Enquanto as comunidades do Meio-Oeste buscavam controlar a situação, o Nordeste dos EUA sofria com as altas temperaturas. Houve um alerta por causa do calor excessivo hoje em New Jersey e previa-se que a temperatura na cidade de Nova York passaria dos 38 graus centígrados.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo