Pesquisa de intenção de voto divulgada hoje pelo jornal peruano La República mostra o candidato Alejandro Toledo com ampla vantagem na disputa pela presidência do Peru, enquanto a disputa pelo segundo lugar segue acirrada.
O instituto de pesquisa Imasen afirmou que o ex-presidente Toledo tem 30% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de Lima Luis Castañeda e a deputada Keiko Fujimori (filha do ex-presidente Alberto Fujimori) registram 19,6% das intenções. As eleições ocorrem em 10 de abril. A pesquisa consultou 1.878 pessoas e foi apurada entre 25 de fevereiro e 2 de março, com margem de erro de 2,8 pontos porcentuais.
Há outros candidatos na disputa, como o líder nacionalista Ollanta Humala, com 14,1% das intenções de voto, e o ex-primeiro-ministro Pedro Pablo Kuczynski, com 6,4%. O instituto Imasen também avaliou hipóteses de segundo turno. Nenhum candidato venceria Toledo. Ele derrubaria Castañeda por 47,2% a 37,5%.
A diretora do Imasen, Giovanna Penaflor, afirmou ao jornal La República que “os candidatos ainda não se aprofundaram nas questões; têm limitado suas campanhas a melhorar suas imagens e a fazer ataques pessoais”. As informações são da Dow Jones.