A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse hoje que o Partido Conservador, do qual é líder, tentará promover a estabilidade do país caso conquiste maioria dos assentos no Parlamento, lembrando que durante sua campanha, o partido prometeu que conseguiria enfrentar os maiores desafios da nação.
As pesquisas de boca urna mostram, no entanto, que embora os conservadores devam continuar com a maioria no Parlamento, não terá maioria absoluta, segundo levantamento encomendado pela BBC, ITV e Sky News aos institutos NOP e Ipsos.
Ao discursar, May parecia tensa enquanto era confirmada a reconquista de seu assento, no sul da Inglaterra. “Independente do resultado, o Partido Conservador fará seu dever pela estabilidade do país”, disse a premiê.
A contagem parcial das eleições mostra o Partido Trabalhista, de oposição, à frente na apuração, até o momento. Os trabalhistas já garantiram 191 cadeiras, enquanto o Partido Conservador ficou com 180, segundo a rede britânica BBC. (Matheus Maderal – matheus.maderal@estadao.com)