Apesar da confirmação de uma segunda morte pela gripe suína no Estado do Texas, as escolas de Houston reabriram as portas hoje depois de uma semana. A decisão foi tomada após a liberação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que já não vê sinais de alarme com relação ao vírus. O departamento de saúde de Houston informou que continuará monitorando o surgimento de casos entre os estudantes e poderá optar pelo fechamento de escolas que apresentarem riscos de um surto da doença.

continua após a publicidade

As autoridades, porém, pediram que os pais não levem às escolas as crianças que estiverem se sentindo mal. Segundo o órgão federal de controle de doenças, a liberação das escolas foi definida após a verificação que a disseminação do vírus H1N1 não tem tido efeitos tão letais nos Estados Unidos, podendo ser comparado a uma gripe comum. Até agora, duas pessoas morreram no país – um garoto mexicano e uma mulher de 30 anos, que enfrentava problemas de saúde.

Este último caso ocorreu em Cameron County, no Texas, na divisa com o México. Ontem, as autoridades confirmaram três novos casos no Harris County, onde está localizada Houston, elevando para nove o número de infectados na região. Em todo o Texas, são 61 casos.

continua após a publicidade