Testes dos EUA indicam que Estado Islâmico usou gás mostarda contra curdos

Testes preliminares feitos pelos Estados Unidos indicaram que combatentes do Estado Islâmico usaram gás mostarda contra curdos peshmerga no norte do Iraque em pelo menos um ataque no início deste mês, segundo informações do exército norte-americano.

Se confirmado, essa será a segunda vez que o Estado Islâmico usa esse tipo de arma em batalhas. Na semana passada autoridades dos EUA anunciaram que testes haviam confirmado que o grupo terrorista usou gás mostarda contra forças curdas no norte da Síria no fim de julho.

Os resultados preliminares sobre o ataque de 11 de agosto no norte do Iraque foi feito com base em fragmentos recolhidos por combatentes peshmerga e levados para autoridades norte-americanas analisarem, informou o general Kevin Killea. Segundo ele, os testes encontraram presença de mostarda de enxofre, que é um agente químico proibido.

“Esse é um teste ainda não conclusivo”, disse Killea. “O que esses resultados nos dizem é que há presença desse produto químico, não nos diz nada além disso”, acrescentou. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo