O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, anunciou hoje que o teste realizado esta semana com um míssil de médio alcance foi bem-sucedido. O artefato teria atingido uma altura de 1.400 quilômetros, o suficiente, segundo o governo, para alvejar alvos norte-americanos na região.

continua após a publicidade

O sucesso no teste do míssil Musudan acontece após outras cinco tentativas falhas nos últimos dois meses. A arma tem um potencial de atingir um alvo a uma distância de 3,5 mil quilômetros, uma distância que abrange boa parte da Ásia e do Pacífico.

Após observar o lançamento, Lim afirmou que ele dá ao país “a comprovada capacidade de atacar os norte-americanos no teatro do Pacífico”, de acordo com a agência estatal de notícias do país.

Outros governos afirmam que a Coreia do Norte fez dois testes com o Musudan na quarta-feira. Segundo o governo japonês, o primeiro foi um fracasso. O ministro da Defesa do Japão, Gen Nakatani, o segundo teste demonstrou “um certo nível de capacidade” e pode levar a um aumento das capacidades do regime norte-coreano em atingir o território japonês.

continua após a publicidade

Segundo a agência norte-coreana de notícias, o míssil atingiu uma altura máxima de 1.413,6 quilômetros antes de cair no mar, a uma distância de 400 quilômetros do país. Fonte: Associated Press.