Dois terremotos com magnitudes de 6,4 e 7,0 na escala Richter atingiram hoje a região de Papua, no extremo oriental da Indonésia, causando pelo menos a morte de duas pessoas, e a geração de um alerta de tsunami de ondas “pequenas”, que posteriormente foi cancelado. O aviso foi dado pela Agência de Meteorologia, Clima e Geofísica da Indonésia. Minutos antes, o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico tinha descartado a possibilidade de uma onda gigante.
O primeiro abalo aconteceu às 12h06 pelo horário local (0h06 no horário de Brasília), a 151 quilômetros ao norte da localidade de Enarotali e a 467 quilômetros a oeste da capital papuana de Jayapura, com epicentro a 25 quilômetros de profundidade sob o nível do mar. Treze minutos depois, outro tremor, de magnitude 7,0, foi registrado a 30 quilômetros ao norte do primeiro. Apesar de não terem sido registrados até agora danos materiais, ocorreram blecautes em algumas regiões e centenas de pessoas saíram assustadas às ruas depois dos abalos e temendo um tsunami.
A Indonésia está localizada sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores ao ano, a maioria de pouca magnitude. Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 8,9 sacudiu a ilha de Sumatra e provocou um tsunami que semeou a destruição em mais de dez países banhados pelo Oceano Índico, causando a morte de aproximadamente 226 mil pessoas.