Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a costa nordeste da Venezuela e partes do Caribe na noite da terça-feira, 21. Foi o maior tremor a atingir o país desde 1900, segundo o Serviço Geológico dos EUA. Apesar disso, poucos danos foram registrados em razão da profundidade do abalo, de 123 quilômetros, disseram especialistas.

continua após a publicidade

Segundo a sismóloga Lucy Jones, pesquisadora associada do Instituto de Tecnologia da Califórnia, caso o epicentro tivesse sido em uma região mais próxima da superfície, os danos poderiam ser trágicos.

continua após a publicidade

Quedas de energia foram registradas em alguns lugares do país. Em Cumana, maior cidade próxima ao epicentro, gôndolas de supermercados caíram. No centro da capital Caracas, o concreto dos andares superiores de um arranha-céu inacabado caíram na calçada, forçando bombeiros a fechar o tráfego.

continua após a publicidade

A um quarteirão de distância, crianças que usavam máscaras cirúrgicas esticaram o pescoço em direção à construção inacabada, depois de terem saído do prédio de uma fundação que oferece tratamento contra o câncer para crianças pobres.

“Sentimos algo forte e eles disseram a todo mundo para correr”, disse Marisela Lopez, que estava no local com sua filha, de 7 anos.

O terremoto foi sentido em locais como Manaus, Guiana, Trinidad e Tobago, Barbados e Granada. Em Bogotá, na Colômbia, as autoridades fecharam o aeroporto internacional para inspecionar os danos da pista.

Momentos de confusão foram registrados ao vivo pela TV estatal venezuelana enquanto o chefe da Assembleia Constituinte, Diosdado Cabello, fazia um discurso em apoio ao recente pacote de medidas econômicas do governo de Maduro. “Terremoto!”, gritavam as pessoas, enquanto o chefe da assembleia e outras autoridades trocavam olhares de confusão. “É a revolução bolivariana falando ao mundo”, disse Cabello, e a plateia reagiu com aplausos.

Especialistas vêm alertando ao governo da Venezuela que o país, com pouco dinheiro, está mal preparado para lidar com um grande desastre natural. Hospitais sofrem com escassez de suprimentos. Muitas ambulâncias estão paradas, e comida e água estão entre os itens raros nas prateleiras.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a inflação no país pode chegar a 1.000.000% ainda em 2018. Fonte: Associated Press