Um terremoto, cuja magnitude preliminar foi estabelecida em 7,5 graus na escala Richter, foi registrado no oeste da China nesta segunda-feira (13). O tremor fez prédios tremerem em locais tão distantes quanto Pequim e Xangai.
O terremoto ocorreu a 92 quilômetros a noroeste de Chengdu, capital da província de Sichhuan, às 14h28 (3h28 em Brasília), segundo o U.S. Geological Survey. Segundo a instituição, o epicentro do tremor foi localizado a 10 quilômetros de profundidade.
A mídia estatal chinesa informou que quatro estudantes morreram em decorrência do terremoto. Funcionários do governo disseram que houve danos materiais. Um comunicado da prefeitura de Aba, na província de Sichuan, diz que alguns prédios sofreram rachaduras e alguns caíram. Estradas nas montanhas ficaram danificadas.
A região onde o terremoto aconteceu fica no lado leste do platô tibetano, onde há montanhas altas e a densidade populacional é pequena. Em Pequim, distante cerca de 1.500 quilômetros, prédios sacudiram por mais de dois minutos. Milhares de pessoas receberam ordens para deixar os prédios da capital. O tremor também foi sentido na capital de Taiwan, Taipé, e também em Hanói, no Vietnã.