Um terremoto de magnitude 6,5 foi registrado na costa do Chile nesta segunda-feira, informou o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), mas não há alertas de tsunami ou relatos de pessoas mortas ou feridas ou mesmo danos significativos.
O tremor aconteceu às 6h49 (horário de Brasília) a 1.538 quilômetros a su-sudoeste da capital, Santiago, e a uma profundidade de 10 quilômetros, informou o USGS em seu primeiro relatório.
O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, no Havaí, disse que dados históricos mostram que não há ameaças de tsunamis destrutivos na área, mas tendo em vista a força do tremor, tsunamis localizados são possíveis.
Em fevereiro de 2010, um enorme terremoto de magnitude 8,8 atingiu a região central chilena de Maule, provocando ondas de tsunami que mataram mais de 500 pessoas e causaram cerca de US$ 30 bilhões em danos. O Chile está sobre o que os geólogos chamam de “anel de fogo” do Pacífico, em razão da intensa atividade sísmica da região. As informações são da Dow Jones.