O papa Francisco lamentou os ataques que deixaram 128 mortos na última noite em Paris, dizendo que são mais um fragmento de conflitos ao redor do mundo que começam a equivaler a uma III Guerra Mundial. “Não existe qualquer justificativa para isso”, disse o religioso, em entrevista telefônica ao “TV2000”.
“Estou comovido e entristecido. Não entendo, mas essas coisas são difíceis de entender. Por isso estou profundamente comovido, entristecido e oro”, acrescentou. Questionado se existe justificativa religiosa, Francisco disse que atitudes não foram humanas. “Por isso expresso minha solidariedade para a toda a França, que tanto estimo”.
Em mensagem ao arcebispo de Paris, André VingtTrois, o religioso condenou fortemente a violência, que segundo ele, não pode resolver nada. Segundo o portavoz do Vaticano, Federico Lombardi, Jorge Mario Bergoglio recebeu com tristeza a notícia dos atentados em Paris.
Francisco lembrou a aproximação do Natal, mas disse que todos os preparativos não irão refletir a verdade.
“Teremos luzes, festas, árvores luminosas e presépio. Tudo falso: o mundo continua fazendo guerras. O mundo não entendeu o caminho da paz”, afirmou.
Em um de suas homilias mais duras, ele destacou os malefícios da guerra.
“Em todo lugar existe guerra, hoje, existe ódio. O que permanece de uma guerra, desta, que estamos vivendo agora? O que resta? Ruínas, milhares de crianças sem educação, vários mortos inocentes e muito dinheiro no bolso dos traficantes de armas”, ressaltou.
Segundo ele, enquanto uns fabricam armas, outros dão a vida para ajudar os demais “como fez um ícone do nosso tempo, Teresa de Calcutá”.
“Nós fará bem também pedir a graça das lágrimas, por este mundo que não reconhece o caminho da paz. Quem vive para fazer a guerra, com o cinismo de dizer para não fazê-la. Peçamos a conversão do coração. Precisamente às portas deste Jubileu da Misericórdia, que o nosso júbilo, a nossa alegria sejam a graça que o mundo reencontre a capacidade de chorar pelos seus crimes, por aquilo que faz com as guerras”, concluiu.