Pelo menos oito pessoas morreram e cerca de 9.000 foram desalojadas hoje após a passagem de tempestades nas Províncias de Murcia, Almería e Málaga, no sudeste da Espanha.
Dois adultos e uma criança de nove anos morreram após serem arrastados por uma tromba-d’água na vila de El Espagarral, em Murcia. Na mesma região, outro homem morreu.
Em Almería, foram registrados três óbitos. Um casal morreu após ser arrastado pela água dentro de um carro em Cuevas de la Almanzora e outro homem teve um infarto mortal depois de subir no telhado de sua casa, que estava coberta pela água, em Vera Playa.
Na cidade de Álora, em Málaga, uma idosa foi encontrada morta após se afogar junto à parede de uma casa. Na mesma área, dezenas de pessoas tiveram que abandonar as suas casas.
As cidades das três províncias foram destruídas pelo mau tempo, que provocou transbordamento dos rios e enchentes nas áreas ribeirinhas. Cerca de 9.000 pessoas foram desalojadas após o temporal.
A violência das inundações levou ao fechamento de pontes e estradas em todo o sudeste espanhol. Alguns vilarejos precisaram de ajuda militar para lidar com os danos.
A tempestade foi provocada por áreas de instabilidade que chegaram à região mediterrânea da Espanha. As enchentes vieram após meses de seca e altas temperaturas na Espanha, que também sofreu com queimadas.