A tempestade tropical Sonia perdeu força e se transformou numa depressão tropical nesta segunda-feira após tocar o solo no noroeste do México, provocando fortes chuvas na região, informaram meteorologistas.
Sonia se dissipou em terra firme horas depois de ter cruzado o Estado de Sinaloa, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
Autoridades mexicanas pediram aos moradores que permaneçam cautelosos nos próximos dois dias, advertindo que o sistema vai produzir fortes chuvas que podem fazer com que rios de Sinaloa transbordem.
A passagem de Sonia pode produzir chuvas em outros sete Estados, assim como deslizamentos em regiões montanhosas. A tempestade estava a cerca de 130 quilômetros a nordeste de Culiacán, capital de Sinaloa, e tinha ventos máximos sustentados de 40 quilômetros por hora, segundo o NHC.
O governo de Sinaloa cancelou as aulas em cinco cidades do Estado que poderão ser afetadas pela tempestade, além de disponibilizar 60 abrigos para o caso de famílias terem que sair de suas casas. Dow Jones Newswires e Associated Press.