Tempestade Lee provoca inundações na Louisiana

A tempestade tropical Lee provocou chuvas torrenciais e enchentes na costa do Golfo do México neste domingo (04), após chegar perto de Nova Orleans. O governador de Louisiana, Bobby Jindal, declarou estado de emergência, afirmando que as enchentes são a “principal preocupação” do Estado depois de a tempestade chegar ao território a cerca de 80 quilômetros a sudoeste de Lafayette, com ventos de 72 quilômetros por hora.

O Centro Nacional de Furacões, sediado em Miami, informou que a tempestade estava se movendo lentamente para o norte e deve mudar o rumo para o leste-nordeste ainda neste domingo (4), uma semana depois de o furacão Irene atingir a costa leste dos Estados Unidos.

Em Paterson, Nova Jersey, o presidente Barack Obama reuniu-se com moradores afetados pelo Irene e recebeu informações sobre os trabalhos de recuperação. Ele prometeu que “todas as comunidades que foram afetadas” pelas tempestades receberão apoio.

“Tem-se falado sobre se haverá uma desaceleração no envio de fundos para alívio emergencial”, disse ele. “Eu quero deixar claro que vamos cumprir nossas obrigações federais, porque somos um único país, e quando uma parte do país é afetada, se for um tornado em Joplin, no Joplin, Missouri, ou um furacão que afeta a costa leste, nós nos unimos como um país e asseguramos que todos recebam a ajuda que precisam.”

O governador do Mississippi, Haley Barbour, declarou estado de emergência em vários condados e pediu aos moradores que “não subestimem o impacto” de Lee. Avisos de tornado também foram emitidos da Louisiana até a Flórida, já que os fortes ventos de Lee derrubaram linhas de transmissão de energia e rodovias ficaram bloqueadas com a queda de árvores.

Como a expectativa de chuva em algumas áreas é de 508 milímetros durante o fim de semana, autoridades disseram a moradores de Estados costeiros assim como do Kentucky e Tennessee a se prepararem para grandes enchentes.

Lee atinge a costa do Golfo do México seis anos após a região ter sido devastada pelo furacão Katrina. O sistema de diques ao redor de Nova Orleans não suportou a força do Katrina e a maior parte da cidade foi inundada. Mais de 1.500 pessoas morreram. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo