Caos!

Tempestade de neve deixa mais de 20 mortos e milhares sem luz nos EUA

neve EUA
Foto: Destaque Agência Brasil/EPA/Andrew Gombert/Agência Lusa

Uma forte tempestade de neve continua a causar estragos nos Estados Unidos, deixando mais de 20 mortos e milhares de pessoas sem energia na véspera de Natal. Só no sábado (24), mais de 3 mil voos foram cancelados.

Ainda não há um balanço oficial de mortes, e os números divulgados pela imprensa local divergem. A CNN, por exemplo, fala em 22 mortes; a Sky News, 21; a NBC News, “ao menos 28”.

+ Leia mais: Cano da Sanepar estoura na véspera de Natal e deixa casa na lama em Araucária

A tempestade de neve é classificada como “histórica” e afeta os EUA desde quarta-feira (21). O número de mortos varia entre 21 e 28, de acordo com a imprensa local. Algumas das mortes foram causadas por acidentes nas estradas, que se tornaram perigosas e até intransitáveis. Outras foram provocadas pelas baixas temperaturas; a polícia de Memphis, no Tennessee, informou que um homem foi encontrado morto devido à exposição ao frio.

Na sexta (23), mais de 1,5 milhão de casas ficaram sem energia; na véspera de Natal (24), foram 530 mil; na manhã deste domingo (25), ainda havia quase 173 mil moradores sem luz, segundo o site Poweroutage.us.

Maior parte das casas sem energia está no estado do Maine, próximo à fronteira com o Canadá. Nova York, Virginia, New Hampshire e Pensilvânia também foram afetados.

LEIA TAMBÉM:

>> Bomba em aeroporto de Brasília era plano para estado de sítio, diz preso

>> Árvore dos Sonhos entrega seus frutos e transforma Natal de muitas famílias de Curitiba

Mais de 3.300 voos foram cancelados e outros 7.500 tiveram atrasos significativos só no dia 24.

Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS, na sigla em inglês) pediu à população das áreas mais afetadas que fique em casa. O dia de Natal também será de muita neve e frio intenso nos EUA.

Segundo o NWS, a tempestade deve seguir em direção ao sul levando ventania e neve para as regiões das Grandes Planícies -que abrange estados como Dakota do Sul, Nebraska e Kansas, por exemplo- e do Vale do Rio Mississippi.

“Uma tempestade poderosa se aproxima do oeste dos EUA nesta semana”, alerta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna