O sul dos EUA, normalmente quente, foi atingido por mais uma tempestade de inverno na quarta-feira, deixando centenas de milhares de imóveis sem luz. A tempestade agora caminha para o nordeste do país.
Ao menos 11 mortes na região foram relacionadas ao clima e cerca de 3.300 voos foram cancelados ao redor do país. Em um alerta emitido durante a manhã, o Serviço Nacional de Clima dos EUA classificou a tempestade, entre outros adjetivos, como “catastrófica”.
O gelo e as rajadas de ventos de até 48 quilômetros por hora afetaram o sistema elétrico dos EUA. Mais de 200 mil imóveis estiveram sem luz na Geórgia, 130 mil na Carolina do Sul e cerca de 30 mil em Louisiana.
Em Atlanta, dessa vez a tempestade não causou os mesmos problemas observados na nevasca de 28 de janeiro, quando muitos norte-americanos estavam desprevenidos. Agora, a rodovia permaneceu vazia. À noite, a previsão era de até 7,6 centímetros de gelo em Atlanta e quantidades muito maiores em outras regiões dos EUA.
A nevasca agora caminha para o nordeste do país. Em Washington, onde o governo anunciou que seus escritórios permanecerão fechados, a previsão é de até 20 centímetros de gelo, e Nova York pode marcar 15 centímetros. Fonte: Associated Press.