Fortes rajadas de vento atingiram a Escócia nesta quinta-feira, provocando um acidente automobilístico que deixou um morto, interrompendo as linhas de trem e deixando dezenas de milhares de residências sem eletricidade. Grande parte do noroeste da Europa preparava-se para uma tempestade que deve provocar enchentes em regiões costeiras.

continua após a publicidade

Ventos de até 229 quilômetros por hora foram registrados durante a noite na região das Highlands (Terras Altas) da Escócia e muitas estradas e pontes foram fechadas. Todos os serviços ferroviários no país foram suspensos. O porta-voz da rede ferroviária Nick King disse que “há muitos escombros e muitos danos nos equipamentos para retomarmos os serviços”.

O comitê de crise do governo britânico reuniu-se para discutir uma resposta à tempestade, que deve elevar as marés e provocar enchentes que podem atingir 6 mil casas.

Um motorista de caminhão foi morto e quatro pessoas ficaram feridas num incidente a oeste de Edimburgo, quando fortes ventos lançaram seu veículo na direção de vários carros, informou a polícia.

continua após a publicidade

Uma série de voos com partida e chegada na Escócia também foram cancelados. Empresas de energia informaram que 100 mil casas ficaram sem eletricidade. Outras 7 mil estavam sem energia na Irlanda do Norte.

A estação central de trens de Glasgow foi esvaziada depois que escombros quebraram vidros no telhado, embora ninguém tenha ficado ferido.

continua após a publicidade

Meteorologistas preveem rajadas de vento de até 140 quilômetros por hora na costa alemã no Mar do Norte. A agência ambiental britânica disse que a elevação das marés pode provocar enchentes costeiras “significativas” e a barreira do Tâmisa estava sendo fechada nesta quinta-feira para proteger Londres.

Centenas de casas em Great Yarmouth, costa de Norfolk, 209 quilômetros nordeste de Londres, foram esvaziadas por precaução contra elevações de maré. A agência ambiental emitiu mais de 250 alertas de enchentes em áreas da Inglaterra e do País de Gales, dentre eles 28 avisos “graves”, o que significa ameaça à vida.

Os serviços de balsa para partes das ilhas alemãs do Mar do Norte foram cancelados. O serviço nacional de trens, o Deutsche Bahn, fez advertências a respeito da possibilidade de problemas em uma parte do norte da Alemanha. Os serviços de trem na Dinamarca e na Holanda foram suspensos a partir das 11h (de Brasília).

Na Bélgica, a cidade costeira de Bredene retirou centenas de pessoas de um bairro pouco antes da chegada da tempestade.

A Holanda se preparou para a tempestade com o fechamento de diques para proteger áreas de baixa altitude das ondas. A empresa aérea KLM cancelou dezenas de voos para aeroportos europeus como precaução.

Fonte: Associated Press.