Um evento voltado a profissionais especializados de pet shops, médicos veterinários e proprietários de animais movimentou Curitiba no último final de semana. Realizada no pavilhão de exposições do Cietep, a Feira Pet 2006 reuniu, em sua primeira edição, fornecedores de produtos de diversas partes do País que apresentaram novidades e lançamentos do setor.
?Foi a primeira edição da feira, mas pretendemos realizá-la anualmente e sempre de forma ampliada. O mercado pet está em expansão no Brasil, atualmente crescendo 20% a cada ano. Para muitas pessoas, o bichinho de estimação é tido como um verdadeiro integrante da família e merece tudo o que houver de melhor em termo de produtos e serviços?, comenta o organizador da feira, que contou com trinta stands, Ademar Pahl, que é empresário do ramo de pet shops.
Adestramento
Em exposição, era grande o número de produtos voltados ao adestramento de cães. Uma das novidades, apresentada empresa Amicus, do Estado de São Paulo, era uma coleira anti latidos, que visa facilitar a socialização dos animais. ?A coleira é dotada de um microfone que capta o latido do cão. Quando isto acontece, um dispositivo que lhe é fixada emite um som específico de adestramento que soa como um ?não? ao cachorro?, explica o diretor comercial da Amicus, Francisco Mecchi.
O som não é considerado agradável pelos cães, mas não lhes é prejudicial. Por isso, o cão associa que ao latir o som será emitido e corrige seu comportamento. O equipamento é indicado para bichos que latem excessivamente durante o dia ou à noite, geralmente incomodando a família e a vizinhança. De acordo com Francisco, ele pode ser utilizada por até oito horas diárias e custa cerca de R$ 160. ?Os clientes adquirem um quite composto pelo microfone, pelo dispositivo que emite o som e por duas coleiras que podem ser ajustadas em cães de diferentes tamanhos e pesos. O produto está há quatro meses no mercado?.
Outro artigo voltado a adestramento é o chamado ?Pode! Não pode!?. Trata-se de dois compostos que têm como objetivo ensinar os animais a sempre fazer suas necessidades em locais certos. O primeiro é um spray à base de Methil Monil Cetona que tem odor e gosto desagradável ao cão e que deve ser colocado em locais onde o proprietário não queira que seu animal faça xixi, como por exemplo pés de mesas, sofás, jardim do vizinho, entre outros. Já o segundo composto tem o efeito contrário. É a base de uréia, tem um cheiro agradável ao animal, o atrai e deve ser colocado nos locais onde os donos querem que seus bichos se acostumem a fazer suas necessidades.
Higiene
Entre os produtos voltados à higiene dos bichinhos, os visitantes da feira puderam conhecer o Bacnatus, colocado no mercado, também pela Amicus, há cerca de um mês. Trata-se de um suplemento alimentar capaz de acabar com o odor desagradável das fezes e da urina de cães, gatos, coelhos e roedores. Francisco explica que um grama do produto deve ser acrescentado diariamente à alimentação dos animais para que o mau cheiro seja eliminado.
?O produto – composto de farelo de soja, farelo de arroz e subproduto de peixe – elimina os gases sulfídricos das fezes e quebra a amônia presente na urina, transformando-a em nitrogênio, que é inodoro?, informa. ?É ideal para pessoas que possuem animais em apartamento, que os mantêm dentro de casa e para criadores, que geralmente têm um grande número de cães em um mesmo espaço físico?. O suplemento é vendido em potes de 30 gramas, pelo valor médio de R$ 18, e de 100 gramas, por cerca de R$ 43.
Também com o objetivo de minimizar os transtornos gerados pelas necessidades dos cães, foi apresentado pela PipiDolly?s Ltda, de Porto Alegre (RS), um sanitário especialmente elaborado para os animais. O produto começou a ser pensado há cerca de sete anos, quando sua criadora, Christiane Campello Costa, ganhou uma cadelinha da raça Bichon Frisé e não aprovou a utilização de jornais para que a mesma fizesse suas necessidades.
?A tinta do jornal, em contato com a urina, gerava um cheiro muito ruim em meu apartamento. Para manter a higiene, eu tinha que estar trocando o papel a todo momento e isto me desagradava. Eu também não achava higiênico levar minha cadelinha para fazer suas necessidades na rua e comecei a procurar algo mais prático. Percorri vários pet shops e não encontrei nada. Foi então que tive a idéia de criar algo próprio?, conta. ?Fiz um protótipo, o aprovei e o apresentei a algumas pessoas conhecidas. Como elas também o aprovaram, achei que seria uma boa idéia começar a comercializá-lo?.
O sanitário é composto por duas bandejas cobertas por grades removíveis, embaixo das quais podem ser colocados jornais ou outro produto para absorver o xixi. ?As grades evitam que o animal pise na própria urina e a saia espalhando pela casa, o que garante maior higiene principalmente a bichinhos que têm o costume de subir em sofás e nas camas de seus proprietários. O cão acaba aprendendo a usar o sanitário sozinho, sendo atraído pelo cheiro da própria urina?.
O produto custa, em média, R$ 80. Já está sendo vendido em diversas partes do Brasil e recentemente começou a ser exportado para os Estados Unidos.
Fabricantes de cosméticos querem deixar seus bichinhos cheirosinhos
Foto: João de Noronha/O Estado |
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Produtos voltados à estética estiveram em alta na Feira Pet 2006. Perfumes, shampoos, esmaltes, tinturas para os pêlos e até jóias para cachorros, gatos e outros animais foram bem vendidos durante o evento. |
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Produtos voltados à estética animal também não foram deixados de fora. A Pet Society, empresa de São Paulo, levou para a feira uma série de cosméticos voltados a cães e gatos, como máscaras para nutrição de pêlos, tinta para mechas, esmaltes e até unhas postiças.
Porém, os principais chamarizes da marca eram o filtro solar e colônias em fragrâncias diversas. O filtro, com fator de proteção solar número trinta, pode ser utilizado por animais de todas as raças, mas principalmente por cães e gatos de pêlos claros, albinos ou pêlos curtos.
?Assim como o filtro solar de seres humanos, o de animais evita o câncer de pele em cães e gatos. Ele deve ser utilizado sempre que o bichinho for exposto ao sol, devendo ser espalhado principalmente no focinho, orelhas, região atrás das patas e barriga?, diz a médica veterinária e gerente comercial da Pet Society, Fernanda Cioffetti. O produto pode ser encontrado por cerca de R$ 25, em embalagens de 50 gramas.
Já as colônias para cães são comercializadas em quatro fragrâncias importadas (active, baby, classic e suíte) e mais suaves do que as destinadas a seres humanos. Vendidas em frascos de 50 ml em formato de spray, custam aproximadamente R$ 65. Para os gatos, as mesmas fragrâncias são vendidas em mousse, por R$ 45. ?Os felinos se incomodam com o barulho do spray, que muitas vezes também lhes irrita as narinas.?
Esteira
Para manter os cães elegantes e em forma, a empresa Aproforma, de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, apresentou uma esteira elétrica para caminhada dos animais. O equipamento, muito parecido com o utilizado por pessoas, é indicado principalmente para animais que participam de exposições, que vivem em apartamento ou cujos donos não possuem tempo para levá-los para passear na rua. ?A esteira é larga e comprida, podendo ser usada por cães de todas as raças, diferentes tamanhos e pesos. Sua velocidade varia de zero a quatorze quilômetros por hora?, explica o idealizador do produto, Luiz Francisco Wichert.
Com custo de R$ 2,5 mil, a esteira deve ser utilizada sob orientação de médico veterinário. Apenas o profissional pode dizer quantas vezes por semana determinado cachorro pode se exercitar e por quanto tempo. ?As caminhadas na esteira melhoram o condicionamento físico do animal, contribuem com a perda de peso, funcionam como fisioterapia e ajudam no desenvolvimento da musculatura.?
Book
Após passarem por processos de embelezamento, os bichinhos podem servir de modelos fotográficos. Há alguns meses, existe em Curitiba a Vino Pet Foto, uma empresa especializada na realização de fotos de animais. ?Fotografamos pequenos e grandes animais, ao ar livre, na casa dos proprietários, em estúdio ou em qualquer lugar que o cliente desejar?, afirma a supervisora de vendas Rosângela Nunes da Costa. ?Oferecemos cenários e, se os donos quiserem, também podemos fazer fotos editadas.?
São oferecidos pacotes de serviços com preços variados, para a compra de cinco fotos. No tamanho 15 por 21, o custo é de R$ 150. Para 20 por 25, R$ 180, e, para 20 por 30, fica R$ 200. Um pôster de 30 por 40 custa R$ 120 e um de 50 por 60 custa R$ 240. ?As fotos dos animais também podem ser utilizadas na confecção de brindes, como por exemplo camisetas e chaveiros.?
