O braço paquistanês do Taleban confirmou neste sábado que iniciou negociações de paz com o governo do Paquistão. As negociações estão “avançando bem”, segundo comunicado divulgado hoje por Maulvi Faqir Mohammad, um alto comandante do grupo fundamentalista.

continua após a publicidade

Não está claro, no entanto, se Mohammad falou por todo o grupo, que teria se dividido em várias facções ao longo do ano.

Mohammad, que é reconhecido por muitos nos movimentos militantes e no governo paquistanês como o vice-líder do Taleban local, afirmou que seus homens haviam tido “conversações de paz com relevantes autoridades do governo”. “Nós logo poderemos assinar um acordo formal de paz com o governo”, afirmou Mohammad.

Ao ser perguntado sobre as supostas negociações, o primeiro-ministro paquistanês, Yousaf Raza Gillani, disse que seu governo tem seguido uma política de “diálogo, dissuasão e desenvolvimento” para lidar com os militantes. “É um processo contínuo”, disse o premiê a uma estação de TV local, sem mais detalhes.

continua após a publicidade

No passado, entretanto, autoridades paquistanesas disseram que não negociariam com militantes a menos que estes concordassem em depor armas. As informações são da Associated Press.