O braço paquistanês do Taleban confirmou neste sábado que iniciou negociações de paz com o governo do Paquistão. As negociações estão “avançando bem”, segundo comunicado divulgado hoje por Maulvi Faqir Mohammad, um alto comandante do grupo fundamentalista.
Não está claro, no entanto, se Mohammad falou por todo o grupo, que teria se dividido em várias facções ao longo do ano.
Mohammad, que é reconhecido por muitos nos movimentos militantes e no governo paquistanês como o vice-líder do Taleban local, afirmou que seus homens haviam tido “conversações de paz com relevantes autoridades do governo”. “Nós logo poderemos assinar um acordo formal de paz com o governo”, afirmou Mohammad.
Ao ser perguntado sobre as supostas negociações, o primeiro-ministro paquistanês, Yousaf Raza Gillani, disse que seu governo tem seguido uma política de “diálogo, dissuasão e desenvolvimento” para lidar com os militantes. “É um processo contínuo”, disse o premiê a uma estação de TV local, sem mais detalhes.
No passado, entretanto, autoridades paquistanesas disseram que não negociariam com militantes a menos que estes concordassem em depor armas. As informações são da Associated Press.