Um jornalista japonês sequestrado há cinco meses por supostos militantes do Taleban, no Afeganistão, foi libertado, segundo relatos hoje. Kosuke Tsuneoka, um jornalista free lance e veterano de zonas de Guerra, foi liberado ontem à noite em bom estado de saúde e estava na embaixada japonesa em Cabul, a agência Kyodo citou, atribuindo a informação a fontes do governo.

continua após a publicidade

O Ministério das Relações Exteriores no Japão e a embaixada na capital afegã não fizeram comentários.

A mãe de Tsuneoka disse à agência Kyodo que seu filho de 41 anos havia telefonado para casa da embaixada, depois de ser libertado na província de Kunduz.

Os captores de Tsuneoka aparentemente decidiram liberá-lo porque ele era muçulmano, segundo a Kyodo. Segundo o website pessoal do jornalista, Tsuneoka se converteu ao islamismo em 2000, quando estava em Moscou.

continua após a publicidade

Tsuneoka estava desaparecido desde 1º de abril, quando colocou mensagem no twitter, dizendo que estava em uma zona controlada pelo Taleban no norte do Afeganistão.

Hoje, o governo francês disse que recebeu provas nos últimos 10 dias de que as repórteres da TV France-3, Stephane Taponier e Herve Ghesquiere, estão bem e com boa saúde. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade