Taleban explode escola para garotas no Paquistão

O Taleban explodiu hoje uma escola pública para garotas na cidade de Bazgarah, no distrito de Khyber, a 40 quilômetros a oeste de Peshawar, capital da Província da Fronteira Noroeste, afirmou um funcionário. O ataque ocorreu à noite, em uma zona de combate entre tropas e militantes, na região tribal que faz fronteira com o Afeganistão. Não houve feridos, pois o local estava vazio no momento do atentado.

“O prédio tem 21 quartos. Todos estão completamente demolidos”, disse o chefe da administração local, Shafeerullah Wazir, por telefone. “O Taleban e seus aliados locais são responsáveis. Eles estão destruindo instituições educacionais para se vingar de uma operação militar contra seus esconderijos na área”, afirmou Wazir. “Essa foi a nona instituição educacional explodida em Khyber nas últimas seis semanas”, disse ele.

Militantes islâmicos que defendem uma educação apenas religiosa e outros partidários da Sharia (lei islâmica) destruíram centenas de escolas, a maioria para garotas, no noroeste do Paquistão nos últimos anos. A região tribal de Khyber é a principal conexão com o vizinho Afeganistão e uma crucial rota de suprimento para as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão, oito anos após a invasão liderada pelos Estados Unidos no território afegão.

Tropas do Paquistão lançaram uma ofensiva em Khyber em setembro, em uma tentativa de derrotar o Taleban e o Lashkar-e-Taiba, grupo liderado pelo senhor de guerra Mangal Bagh. Os EUA aumentam a pressão sobre o Paquistão, a fim de que o governo local enfrente os militantes em sua remota zona tribal. A área é considerada a mais perigosa do mundo e o principal abrigo da rede extremista Al-Qaeda. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna